0
NotíciasOpinião

A absurda aprovação das contas do Corinthians referentes ao ano fiscal de 2018

By 18 de abril de 2019 No Comments

Em reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians ocorrida na última terça-feira, 16/04/2019, as contas de ano fiscal de 2018 foram aprovadas. Dos 207 conselheiros que estavam presentes, 160 votaram a favor da aprovação e muitos outros se abstiveram ou não compareceram, seja por motivos reais ou por omissão. Os poucos Conselheiros que votaram pela reprovação dessas contas absurdas foram os integrantes da Frente Liberdade Corinthiana e mais alguns poucos membros de outros grupos oposicionistas.

Os membros do Conselho que aprovaram as contas parecem ignorar os números alarmantes contidos naquele demonstrativo de resultados. Ou não souberam analisar atentamente os números. Além disso, pouco se atentaram ao fato de as contas não terem vindo acompanhadas do imprescindível relatório da administração ou com a falta de transparência na discriminação dos itens aos quais se referem cada uma delas. Uma das contas, por exemplo, está apenas registrada como “Despesas Gerais e Administrativas”, mas não explica ou discrimina o que são essas despesas. Os Conselheiros da Liberdade Corinthiana perguntaram a que se referem essas despesas. Segundo o Diretor Financeiro do Clube, esses gastos são de “Despesas de Bilheteria”. Indagado sobre o que seriam essas “Despesas de Bilheteria”, não soube responder. Só com essas “Despesas de Bilheteria”, o Corinthians gastou R$17,35 MILHÕES em 2018, o equivalente ao valor de mercado do meio-campista Júnior Sornoza!

O resultado mostra um déficit aparente de quase R$19 MILHÕES em 2018. Porém, não estão contabilizados nesse demonstrativo financeiro as dívidas referentes à Arena, nem os passivos relacionados ao que o Clube deve ao ProFut ou às ações judiciais que o Corinthians responde. A razão dada pela atual administração para essa “contabilidade criativa” está na justificativa dada pelos advogados do Clube, que entendem que a probabilidade de perda nessas ações judiciais é ínfima. Porém, devido aos recentes acontecimentos jurídicos, pensar e agir dessa forma, sem provisões para cobrir ações judiciais, é ser, no mínimo, irresponsável, com indícios de promoção de gestão temerária no Corinthians.

A Frente Liberdade Corinthiana conclama sócios, torcedores e todos os que amam o Corinthians a se posicionarem CONTRA todo esse despautério que ocorre no Corinthians com a conivência de muitos conselheiros. Independentemente se o Corinthians se sagrará tricampeão paulista no próximo domingo, dia 21/04, cabe a todo Corinthiano não se deixar seduzir pelos resultados dentro de campo, pois a batalha nos bastidores para que haja ética e transparência na aplicação do dinheiro arrecadado tem se mostrado extremamente mais dura e importante para o futuro de nossa agremiação. E nesse jogo, os mocinhos estão perdendo. Se isso acontecer, viveremos tempos cada vez mais sombrios na história Corinthiana.

É URGENTE MUDARMOS ESSA REALIDADE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

Leave a Reply