0
Campanhas

Novembro Azul – O que é e quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

By 27 de novembro de 2019 No Comments
a_importancia_da_prevencao_na_luta_contra_o_cancer_de_prostata

Agora que já sabemos como surgiu o Novembro Azul (Se você ainda não sabe, dê uma olhadinha no post anterior), vamos falar sobre os principais sintomas do câncer de próstata e sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil, por isso a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Mas o que é câncer de próstata? Calma, a gente explica!

A próstata é uma glândula masculina, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela tem um formato de noz e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Importante salientar que a próstata não é responsável pela ereção, nem pelo orgasmo; sua principal função é produzir um liquido que compõe o sêmen, para nutrir e proteger os espermatozoides.

Durante seu funcionamento, algumas células podem se desenvolver de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor, que pode ser benigno ou maligno. O câncer de próstata cresce de forma lenta, e não costuma dar sinais durante seu crescimento. Esse é o maior problema, pois quando descoberto, geralmente já está em estágio avançado.

Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, em 95% dos casos, os tumores já estão em fase avançada. Isso mostra a importância dos exames preventivos.

Na fase avançada, os principais sintomas são:  dificuldade de urinar; vontade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; dores nos ossos; dores ao urinar; presença de sangue na urina ou no sêmen.

Além do câncer de próstata, esses sintomas podem ocorrer ainda em casos de Hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata. Ou até mesmo com uma inflamação causada por bactérias.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença. São eles: Idade acima de 55 anos, histórico da doença na família (pai, avô, irmãos) e obesidade.

Mesmo estando fora do grupo de risco, o exame de prevenção anual é recomendado para todos os homens com idade a partir dos 50 anos, uma vez que a doença não se manifesta enquanto não estiver em sua fase avançada, quanto mais rápido for diagnóstico, maiores são as chances de cura. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para 90%!

É preciso romper com o preconceito e colocar a saúde como prioridade, conscientizar e informar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização do exame preventivo.

Corinthiano, fique alerta em relação à sua saúde e aos sinais que o seu corpo tem dado. Caso tenha observado algum dos sintomas citados, procure um médico. Se você tem 50 anos ou mais, realize o exame preventivo.

Vamos vencer o câncer de próstata: faça parte dessa luta!

 

Frente Liberdade Corinthiana na campanha Novembro Azul e pela prevenção do câncer de próstata.

Leave a Reply