0
MemóriaNota de pesar

O ADEUS A OSWALDO ALVAREZ (VADÃO)

By 26 de maio de 2020 No Comments

Ontem, dia 25 de maio de 2020, o futebol brasileiro perdeu Oswaldo Alvarez, o Vadão. Ele tinha 63 anos de idade e faleceu em decorrência de um câncer no fígado.

Vadão foi técnico do Corinthians no ano 2000, substituindo Oswaldo de Oliveira. Sua estreia foi em grande estilo, no dia 27 de julho daquele ano, quando o Timão disputou um amistoso contra o PSG em Paris. O jogo terminou empatado por 2×2, com  Luizão anotando os gols corinthianos em pleno estádio Parque dos Príncipes. Foram somente 21 jogos no comando do Corinthians (4 vitórias, 6 empates e 11 derrotas).

 

Vadão é sempre lembrado pelo trabalho realizado no Mogi Mirim, nos anos de 1992 e 1993, quando surpreendeu e encantou o futebol brasileiro ao criar o chamado “Carrossel Caipira”. Nesse estilo de jogo, quatro jogadores tinham destaque: Valber, Rivaldo, Leto e Admilson. Em 1993, o Corinthians trouxe os quatro jogadores revelados por Vadão e integraram o esquadrão que teve apenas 1 derrota no Brasileirão daquele ano, mas que infelizmente não se tornou campeão. Uma das maiores injustiças da história de nosso futebol.

 

Recorte do jornal Folha de São Paulo de 1993 sobre a contratação de Valber, Rivaldo, Leto e Admilson pelo Corinthians.

 

Vadão foi ainda técnico da Seleção Brasileira Feminina de futebol. Comandou as meninas do

Brasil em Olimpíadas, Pan-Americanos, Copas de Mundo e vários outros torneios. Conquistou a Copa América Feminina duas vezes (2014 e 2018) e o ouro Pan-Americano (2015).

Muito obrigado, Vadão, por tudo o que você fez e representou para os amantes do Futebol.
Descanse em paz.

Frente Liberdade Corinthiana

Leave a Reply