Noticías

LIBERDADE EM AÇÃO: REQUERIMENTO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DOS DIRETORES DO CORINTHIANS

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A Frente Liberdade Corinthiana protocolou no dia 25/03/2021 requerimento solicitando a oficialização das nomeações dos Diretores e do Secretário Geral escolhidos pelo atual presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. Apesar de todos os Diretores e de o Secretário Geral já estarem definidos e em plena atividade em seus cargos, somente três deles foram oficialmente nomeados: Herói Vicente (Jurídico), Roberto de Andrade (Futebol) e Wesley Melo (Finanças).

À primeira vista, o requerimento feito pela Liberdade Corinthiana pode parecer simples, solicitando que um mero procedimento burocrático seja realizado. Porém, essa situação de informalidade nas diversas diretorias do Clube pode levar sérios riscos à Instituição, inclusive gerando prejuízos à marca do Sport Club Corinthians Paulista, além de causar desconfianças em relação à transparência a respeito desse fato.

Entre os graves problemas que podem surgir devido à situação de informalidade nas diretorias está o fato de diretores não empossados falarem em nome do Corinthians, mas não poderem assinar documentos relativos aos seus departamentos, sejam contratos ou qualquer outro tipo de documentação. Essa situação pode causar atrasos em projetos, insegurança junto a fornecedores e parceiros e risco jurídico ao Corinthians.

Além disso, a maioria dos diretores escolhidos por Duílio é formada por membros do Conselho Deliberativo. O Estatuto vigente do Clube deixa claro que o Conselho Deliberativo é um órgão que tem por função, entre outras atribuições, fiscalizar os atos e decisões do presidente, das diretorias e dos diretores do Corinthians. O Estatuto também dita que se um membro do Conselho Deliberativo for eleito ou nomeado para qualquer cargo de diretoria no Corinthians, deve se licenciar de seu mandato e em seu lugar o primeiro suplente toma posse. Dessa forma, ao não nomear seus escolhidos para seus respectivos cargos de diretores e de secretário geral, ainda que de fato já estejam atuando nessas funções, a Presidência do Corinthians permite que eles permaneçam como membros do Conselho Deliberativo, gerando grave e flagrante a incompatibilidade entre as funções e abrindo brechas para que ocorram conflitos de interesses que atingem diretamente a transparência de suas decisões.

Lembrando que o membro da Frente Liberdade Corinthiana, Herói Vicente, convidado pela atual administração para assumir o Departamento Jurídico, imediatamente se licenciou do Conselho, em atendimento às normas estatutárias.

A Frente Liberdade Corinthiana aguarda pronta resposta do Presidente do Sport Club Corinthians Paulista com relação ao que está exposto em nosso requerimento. Estamos confiantes de que Duílio Monteiro Alves atenderá com rapidez nossa requisição, nomeando com urgência e oficialmente os novos diretores, ratificando as decisões e operações por eles executadas. Isso é de fundamental importância para sua gestão e, principalmente, para a construção de um novo Corinthians, com mais transparência. Do contrário, ficará a dúvida aos Associados, à Fiel Torcida e a todos os que acompanham nosso Clube, em especial a Imprensa, quanto à real intenção de tal informalidade de cargos ou em relação às mudanças tão prometidas por Duílio em sua campanha e em seus discursos de início de mandato.

FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA – CHAPA 21
“Só a Verdade libertará o Corinthians!”

Postagens Relacionadas
Nota de PesarNoticías

O ADEUS DE UM GUERREIRO: RICHARD FERREIRA, IRMÃO DO NETO, FALECEU AOS 46 ANOS

A Frente Liberdade Corinthiana se solidariza com nosso amigo e companheiro de chapa, Craque Neto, e…
Leia mais
Nota OficialNoticías

LIBERDADE CORINTHIANA VOTARÁ PELA REPROVAÇÃO DAS CONTAS DE 2019 E 2020

A FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA Comunica que votará, na reunião do Conselho Deliberativo do…
Leia mais
Noticías

LIBERDADE EM AÇÃO: REQUERIMENTO PARA REUNIÃO E VOTAÇÃO VIRTUAIS

A Frente Liberdade Corinthiana encaminhou no dia 26/03/2021 requerimento para a diretoria do Sport…
Leia mais
Newsletter
Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades. Insira seu melhor e-mail.