CampanhasHomenagem

Novembro Azul – Câncer de próstata: prevenção e tratamento.

Já sabemos a história do movimento Novembro Azul, o que é câncer de próstata e seus principais sintomas (Se você ainda não leu, estão nos últimos dois posts. Clique nos textos sublinhados para acessar os posts.); agora vamos falar sobre a prevenção e tratamento dessa doença, que é a segunda maior causa de morte em homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

A prevenção do câncer de próstata não é nenhum bicho de sete cabeças, basta ter os cuidados básicos com a saúde já recomendados pelos médicos ao longo da vida, tais como:

– Manter uma alimentação saudável: uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

– Manter o peso corporal adequado: manter o IMC – índice de massa corpórea – adequado (clique aqui para conferir se o seu IMC está adequado) e praticar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física além de ajudar na prevenção do câncer, ajuda a prevenir diversas outras doenças.

– Não fumar: além do câncer de próstata, o cigarro pode causar diversos outros tipos de câncer e doenças diversas.

– Evitar o consumo de bebida alcoólica: não é necessário deixa de beber totalmente, mas diminuir o consumo de álcool ajuda na prevenção da doença.

Hábitos saudáveis são aliados contra várias doenças, inclusive contra o câncer de próstata. As recomendações acima foram tiradas da cartilha do INCA, criada em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de levar informação a respeito da doença, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento. Você pode acessar e baixar essa cartilha do INCA clicando aqui.

A melhor maneira de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo que não tenham apresentado quaisquer sintomas, homens a partir de 50 anos (45 anos, se houver caso de câncer na família) devem consultar um médico para a realização do exame preventivo.

Para investigar os sinais da doença são realizados inicialmente dois tipos de exames: exame de toque retal e exame de PSA. O primeiro consiste na avaliação do médico através do toque nas partes posterior e lateral da próstata, para avaliar o tamanho, textura e forma. Já o segundo é um exame de sangue, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).

A indicação do melhor tratamento vai depender de diversos fatores, como o estágio da doença, estado de saúde atual do paciente e expectativa de vida. A principal forma de tratamento é a cirurgia, que pode ou não ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal.

Em caso de diagnóstico precoce, a chance de cura aumenta em 90%, por isso a preocupação da campanha Novembro Azul em conscientizar os homens para que façam exames preventivos, deixando o preconceito de lado e colocando sua saúde em primeiro lugar.

Entre na luta contra o câncer de próstata: previna-se! Afinal, queremos você junto conosco nas arquibancadas da vida por muito anos, torcendo pelo Corinthians e gritando “É campeão!”.

 

Frente Liberdade Corinthiana na campanha Novembro Azul e pela prevenção do câncer de próstata.

Postagens Relacionadas
Dentro de CampoHomenagemMulherNoticías

CORINTHIANS, BICAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO!

Nesse domingo, 06/12/2020, o time feminino do Corinthians conseguiu o bicampeonato brasileiro dentro…
Leia mais
CampanhasEleições 2020Mulher

A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NO CORINTHIANS - ENTREVISTA COM SUSY MIRANDA

A representatividade feminina no Corinthians está muito aquém do que as mulheres efetivamente…
Leia mais
75%
Homenagem

MUITO MAIS DO QUE 110 ANOS... CORINTHIANS ETERNO!!!

Não dá para explicar. Não tem palavras que expressem tal sentimento. Não há nada que possa…
Leia mais
Newsletter
Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades. Insira seu melhor e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

75%
Homenagem

MUITO MAIS DO QUE 110 ANOS... CORINTHIANS ETERNO!!!

Worth reading...