Ícone do site Liberdade Corinthiana

O saudoso mestre Oswaldo Brandão

Oswaldo_Brandao_Liberdade_Corinthiana

Oswaldo Brandão foi um dos mais carismáticos técnicos da história do Corinthians. Chegou ao clube pela primeira vez em 1954, trazido pelo presidente Alfredo Ignácio Trindade para buscar o título do Paulistão do IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo, com o esquadrão imortal daquele ano liderado por Luizinho Pequeno Polegar. O treinador permaneceu no Parque São Jorge até o início de 1958, mas ainda faria outras quatro passagens pelo Timão, em 1964/66, 1968, 1977/78 e 1980/81. Com 435 jogos, o mestre Brandão é até hoje o recordista de jogos à beira do campo pelo Corinthians.

Considerado um dos maiores treinadores de futebol do Brasil em todos os tempos, Oswaldo Brandão ficou conhecido por seu estilo austero, exigente e profissional. Não era necessariamente um estrategista, mas sabia como motivar e extrair o melhor de seus jogadores. Foi assim que escreveu seu nome na galeria dos mitos do esporte bretão e conquistou grandes títulos, como o histórico Campeonato Paulista de 1977, encerrando um jejum de 22 anos, iniciado justamente após a conquista do IV Centenário pelo time de Brandão.

Em 1968, também sob comando do mestre, o Corinthians quebrou um tabu de 11 anos sem vencer o Santos de Pelé. Paulo Borges e Flávio Minuano marcaram os gols da vitória corinthiana.

O lendário treinador comandou a Seleção Brasileira na década de 1970, com ótimo retrospecto: 13 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. O único revés, no entanto, acabou eliminando a equipe da Copa América de 1975.

Brandão deixou a seleção em 1977 e, no mesmo ano, retornou ao Corinthians para fazer história. O treinador ficou marcado na conquista daquele Paulistão por dois episódios curiosos: uma bronca que deu no time após a derrota por 1 a 0 para o Guarani, quando trancou-se no vestiário com os jogadores sem deixar ninguém entrar, nem mesmo o presidente do clube na época, Vicente Matheus, e em conversa franca com os jogadores disse que o título dependeria única e exclusivamente deles. A partir daquele jogo, o Corinthians precisava vencer todas as partidas para chegar às finais, e assim o fez.

Além disso, Brandão também “previu” o gol do título. Na manhã da partida decisiva, o mítico treinador falou para Basílio que havia sonhado com o lance e que seria do camisa 8 o gol que libertaria o Corinthians do interminável jejum iniciado há quase 23 anos, e assim foi.

Osvaldo Brandão ainda retornaria ao comando do Timão no início dos anos 1980, já com 64 anos, mas sem repetir o sucesso de antes. Contudo, nada apaga o seu nome da história dos grandes que comandaram o Corinthians.

Nome Completo: Oswaldo Brandão
Nascimento: 18/09/1916
Falecimento: 29/07/1989, aos 72 anos
Jogos pelo Corinthians: 435
Conquistas pelo Corinthians: Campeonato Paulista 1954, 1977 e Rio-São Paulo 1954, 1966.

Sair da versão mobile