fbpx
HomenagemMemóriaNoticíasOpinião

“SERVIR AO CORINTHIANS E NUNCA SERVIR-SE DO CORINTHIANS”

Após dois anos e meio, Herói Vicente, membro da Frente Liberdade Corinthiana, deixou o cargo de Diretor do Departamento Jurídico do Corinthians.

Sua indicação ao cargo se deveu, principalmente, a dois fatores: Sua história de muitos anos em serviço do clube e sua reconhecida competência técnica na área jurídica como advogado especialista em direito esportivo.

Como membro atuante do cenário político oposicionista, Herói sempre se manteve fiel a seus ideais e, como sempre diz, trabalhou para “servir ao Corinthians e nunca servir-se do corinthians”, independente de questões políticas.

“Servir ao Corinthians e nunca servir-se do corinthians!” – Herói Vicente

Em suas redes sociais, Herói agradeceu a oportunidade de poder ajudar seu clube do coração e alma (SIC) e cumprimentou o então presidente por nomeá-lo para dirigir o departamento que, segundo ele, é estratégico para o clube.

“O senhor Presidente, soube em meu sentir, resgatar a independência, a importância e a responsabilidade do cargo maior, imprimindo austeridade no trato desse Clube maravilhoso. Sou testemunha disso e jamais esquecerei esses fatos. Se alguém espera ver críticas do meu lado, se decepcionará. Apenas lamento que a necessária reforma estatutária não ocorreu.” – Declarou Herói Vicente em suas redes sociais.

Conviver e respeitar as diferenças opinativas é absolutamente necessário numa entidade que se orgulha de suas tradições democráticas e esse tem de ser o mote de todos quantos pretendam disputar vagas eletivas no Timão.

“Retiro-me para cuidar de projetos de interesse pessoal. Quiçá no futuro poderei mais uma vez atender nosso glorioso Timão no âmbito diretivo.” – Completou Herói.

Para nós, da Frente Liberdade Corinthiana – Chapa 21, é imensa honra ter em nossos quadros o Herói Vicente e só temos que agradecer pelo compromisso com o clube, pelo empenho à frente da diretoria jurídica e poe representar-nos na gestão do clube. Alcançamos grandes feitos e, em breve, poderemos fazer muito mais.

Obrigado, Herói!

Muito além das questões políticas, Herói Vicente sempre atuou com afinco pelo bem do Corinthians e foi responsável por feitos importantíssimos..
Veja abaixo algumas das realizações do departamento jurídico durante os dois anos e meio em que Herói ocupou o cargo de diretor:


– Proposta da Chapa 21 – Liberdade Corinthiana, desde sua fundação, o Departamento de Compliance teve sua implantação iniciada pouco depois que Herói assumiu o cargo e conseguiu entregar um processo de background check / due diligence para novos parceiros e negócios; foram quase 300 análises que passaram pelas ferramentas do departamento, como parte da estratégia de trazer à gestão as melhores práticas administrativas.

– O mapeamento de riscos, apontando 65 aspectos mais relevantes. Com base nisso, políticas, cartilhas e outras normas já foram elaboradas, em especial o Código de Condutas do clube. Esse código ainda aguarda análise dos órgãos estatutários competentes mas deve ser aprovado em breve.

– A Verificação da necessidade e a realização das devidas cotações e estruturações do Canal de Denúncias e Ouvidoria externa e independente, bem como do Portal da Transparência, há muito tempo já desenhados e organizados, só aguardando finalização operacional.

– A Realização da perfeita compatibilização com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais); Herói Vicente nomeou um DPO (encarregado), medida pioneira dentre as Entidades de Prática desportiva do Brasil.

– A efetivação de “due diligence” nos processos contenciosos, com a detecção precisa de todos os problemas judiciais do SCCP.

– A adesão a um regime de centralização de execuções trabalhistas, que propiciou fôlego financeiro à instituição.

– A ampla reorganização do departamento jurídico, em especial com a fiscalização da atuação dos advogados empregados e terceirizados.

– No período, o clube obteve sucessivas vitórias nas ações trabalhistas, civis e tributárias de interesse do SCCP, com o estancamento de revelias e perdas de prazo outrora recorrentes. Nunca antes obtivemos tanto êxito na seara judicial.

Diminuição significativa do passivo derivado de ações judiciais, com economia de milhões de reais.

– Atuação direta na defesa dos interesses das torcidas cobrando ações efetivas, especialmente nas praças adversárias. Durante sua atuação como dirigente do clube, Herói realizou reuniões com representantes da Conmebol e com diversas autoridades públicas, incluindo a visita à embaixada da Argentina para tratar da questão do combate ao racismo, entre outras.

– Implementação do Arquivo Digital no departamento.

– Celebração do TAC – Caso dos PCD’s evitando o ajuizamento de uma ação civil pública e promovendo a necessária política de inclusão social.

– Sob direção e coordenação de Herói, o clube aderiu ao PPI/2021, permitindo o parcelamento em 120 meses de valores bastante expressivos, com o englobamento de diversos débitos pendentes.

– Inclusão de cláusulas protetivas ao Clube em múltiplos aspectos, após análise e modificação de diversos contratos em benefício do Corinthians.

– Criação de políticas de combate à pirataria muito mais efetivas e vantajosas, resguardando a marca e nome do clube.

– Ajuizamemto de ações contra prestadores de serviços que causaram prejuízos ao SCCP.

– Formalização do parcelamento dos débitos federais, através da adesão ao PERSE;

– Elaboração de documentos importantes na área educativa, como Cartilha do Torcedor e Cartilha contra manipulação de resultados por casas de apostas, para orientação e esclarecimento dos principais atores do evento desportivo (torcida e atletas).

– Crição de uma rede de apoio jurídico, em todo o país, para suporte jurídico imediato, quando o Corinthians atua como visitante, resguardando direitos do clube e das torcidas.

– O deprtamento jurídico ainda iniciou ação para regularizar o uso do hino do Corinthians, parte integrante do patrimônio cultural do Timão e um de seus elementos indicativos mais evidentes.

Esses foram algumas das realizações do departamento nos dois anos e meio sob direção do Herói Vicente.

“Saio desta experiência como entrei: Pela porta da frente, com a consciência e o coração tranquilos, ciente de que neste período entreguei o melhor da minha capacidade, de acordo com os princípios que tenho como profissional do Direito: Ética, cientificidade, agilidade, eficiência, empatia e assistência e continuarei à disposição do SCCP com o meu entusiasmo e dedicação costumeiros.” – Herói Vicente

FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA – CHAPA 21
“Só a Verdade libertará o Corinthians!”

Postagens Relacionadas
CampanhasEleições 2023NoticíasOpiniãoPropostas FLC

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA CHAPA 21 – LIBERDADE CORINTHIANA

A Chapa 21 é autossustentada, ou seja, não depende de recursos de nenhum candidato à presidência…
Leia mais
Eleições 2023Nota OficialNoticíasOpiniãoPropostas FLC

21 PROPOSTAS DA CHAPA 21 PARA UM CORINTHIANS DO SÉCULO 21

A FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA não tem a pretensão de ser apenas mais uma chapa a se beneficiar de…
Leia mais
Eleições 2023HomenagemMemóriaNoticíasPropostas FLC

MOSQUETEIROS I E II SERÃO RESTAURADOS APÓS AÇÃO DA CHAPA 21 - LIBERDADE CORINTHIANA

Os ônibus Mosqueteiro I e Mosqueteiro II, que fizeram parte de momentos históricos do clube, como…
Leia mais
Newsletter
Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades. Insira seu melhor e-mail.