fbpx
MemóriaNoticías

“O grito sufocado de um povo!” – 45 anos do Título Paulista de 1977

Na noite de 13 de outubro de 1977, há exatos 45 anos, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 x 0, no Morumbi, no terceiro jogo da final do Paulistão, e encerrou um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem conquistar títulos de expressão. Graças ao gol antológico de Basílio, a Fiel pôde enfim soltar o grito há tanto contido: “É campeão!

Na primeira partida da série decisiva, o Timão venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com gol de Palhinha. No segundo jogo, que bateu o recorde de público do Morumbi, com mais de 146 mil torcedores presentes, o Corinthians conseguiu sair à frente do adversário com gol de Vaguinho, porém, sofreu a virada que forçou um terceiro confronto entre as equipes.

Para a grande decisão, o treinador e ídolo Osvaldo Brandão mandou a campo: Tobias, Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio, Luciano, Vaguinho, Geraldão e Romeu.

A partida começou bastante truncada e Rui Rei, craque da Ponte Preta, foi expulso logo aos 16 minutos da etapa inicial. Apesar da vantagem numérica para o Timão, o jogo continuou com boas chances para os dois lados, e permaneceu empatado até quase o final do segundo tempo.

Foi quando Zé Maria, aos 36 minutos da etapa complementar, cobrou uma falta na área e Basílio desviou de cabeça deixando a sobra da bola nos pés de Vaguinho, que chutou na trave. No rebote, Wladimir quase marcou, mas o zagueiro da Ponte tirou em cima da linha. Sobrou para Basílio chutar de primeira, estufar as redes e explodir a torcida corinthiana em todo o país depois de mais de duas décadas de espera e amor incondicional.

A festa alvinegra parou a capital paulista e durou até o dia seguinte. O título do Paulistão de 1977 é celebrado até hoje como um dos mais significativos da gloriosa história corinthiana.

Na última segunda-feira (10/10/22), o Departamento Cultural do Clube anunciou a inauguração de um busto do ex-meia Basílio, autor do célebre gol, no Parque São Jorge. A homenagem ao ídolo alvinegro foi realizada nesta quinta-feira (13/10/22), às 11h (de Brasília).

Foto: José Manoel Idalgo / Agência Corinthians

Basílio é o 12º ídolo corinthiano a ser homenageado com um busto no Parque São Jorge. Antes dele, Neco, Teleco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Wladimir, Sócrates, Rivellino, Zé Maria, Ronaldo Giovanelli e Marcelinho Carioca foram eternizados pelo clube.

Foto: Arquivo pessoal – Herói Vicente.

FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA – CHAPA 21

Postagens Relacionadas
CampanhasEleições 2023NoticíasOpiniãoPropostas FLC

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA CHAPA 21 – LIBERDADE CORINTHIANA

A Chapa 21 é autossustentada, ou seja, não depende de recursos de nenhum candidato à presidência…
Leia mais
Eleições 2023Nota OficialNoticíasOpiniãoPropostas FLC

21 PROPOSTAS DA CHAPA 21 PARA UM CORINTHIANS DO SÉCULO 21

A FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA não tem a pretensão de ser apenas mais uma chapa a se beneficiar de…
Leia mais
Eleições 2023HomenagemMemóriaNoticíasPropostas FLC

MOSQUETEIROS I E II SERÃO RESTAURADOS APÓS AÇÃO DA CHAPA 21 - LIBERDADE CORINTHIANA

Os ônibus Mosqueteiro I e Mosqueteiro II, que fizeram parte de momentos históricos do clube, como…
Leia mais
Newsletter
Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades. Insira seu melhor e-mail.