fbpx
Especial TreinadoresMemóriaNoticías

O saudoso mestre Oswaldo Brandão

Oswaldo Brandão foi um dos mais carismáticos técnicos da história do Corinthians. Chegou ao clube pela primeira vez em 1954, trazido pelo presidente Alfredo Ignácio Trindade para buscar o título do Paulistão do IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo, com o esquadrão imortal daquele ano liderado por Luizinho Pequeno Polegar. O treinador permaneceu no Parque São Jorge até o início de 1958, mas ainda faria outras quatro passagens pelo Timão, em 1964/66, 1968, 1977/78 e 1980/81. Com 435 jogos, o mestre Brandão é até hoje o recordista de jogos à beira do campo pelo Corinthians.

Considerado um dos maiores treinadores de futebol do Brasil em todos os tempos, Oswaldo Brandão ficou conhecido por seu estilo austero, exigente e profissional. Não era necessariamente um estrategista, mas sabia como motivar e extrair o melhor de seus jogadores. Foi assim que escreveu seu nome na galeria dos mitos do esporte bretão e conquistou grandes títulos, como o histórico Campeonato Paulista de 1977, encerrando um jejum de 22 anos, iniciado justamente após a conquista do IV Centenário pelo time de Brandão.

Em 1968, também sob comando do mestre, o Corinthians quebrou um tabu de 11 anos sem vencer o Santos de Pelé. Paulo Borges e Flávio Minuano marcaram os gols da vitória corinthiana.

O lendário treinador comandou a Seleção Brasileira na década de 1970, com ótimo retrospecto: 13 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. O único revés, no entanto, acabou eliminando a equipe da Copa América de 1975.

Brandão deixou a seleção em 1977 e, no mesmo ano, retornou ao Corinthians para fazer história. O treinador ficou marcado na conquista daquele Paulistão por dois episódios curiosos: uma bronca que deu no time após a derrota por 1 a 0 para o Guarani, quando trancou-se no vestiário com os jogadores sem deixar ninguém entrar, nem mesmo o presidente do clube na época, Vicente Matheus, e em conversa franca com os jogadores disse que o título dependeria única e exclusivamente deles. A partir daquele jogo, o Corinthians precisava vencer todas as partidas para chegar às finais, e assim o fez.

Além disso, Brandão também “previu” o gol do título. Na manhã da partida decisiva, o mítico treinador falou para Basílio que havia sonhado com o lance e que seria do camisa 8 o gol que libertaria o Corinthians do interminável jejum iniciado há quase 23 anos, e assim foi.

Osvaldo Brandão ainda retornaria ao comando do Timão no início dos anos 1980, já com 64 anos, mas sem repetir o sucesso de antes. Contudo, nada apaga o seu nome da história dos grandes que comandaram o Corinthians.

Nome Completo: Oswaldo Brandão
Nascimento: 18/09/1916
Falecimento: 29/07/1989, aos 72 anos
Jogos pelo Corinthians: 435
Conquistas pelo Corinthians: Campeonato Paulista 1954, 1977 e Rio-São Paulo 1954, 1966.

Postagens Relacionadas
CampanhasEleições 2023NoticíasOpiniãoPropostas FLC

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA CHAPA 21 – LIBERDADE CORINTHIANA

A Chapa 21 é autossustentada, ou seja, não depende de recursos de nenhum candidato à presidência…
Leia mais
Eleições 2023Nota OficialNoticíasOpiniãoPropostas FLC

21 PROPOSTAS DA CHAPA 21 PARA UM CORINTHIANS DO SÉCULO 21

A FRENTE LIBERDADE CORINTHIANA não tem a pretensão de ser apenas mais uma chapa a se beneficiar de…
Leia mais
Eleições 2023HomenagemMemóriaNoticíasPropostas FLC

MOSQUETEIROS I E II SERÃO RESTAURADOS APÓS AÇÃO DA CHAPA 21 - LIBERDADE CORINTHIANA

Os ônibus Mosqueteiro I e Mosqueteiro II, que fizeram parte de momentos históricos do clube, como…
Leia mais
Newsletter
Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber nossas novidades. Insira seu melhor e-mail.